Papoula
Papoula dos sonhos
- O ópio, do latim “opium“, e este, por sua vez, do grego ὄπιον, transl. “ópion” (derivado de ὀπός, transl. opós, ‘suco’ [da planta]) é produzido a partir de um tipo papoulas (“Papaver somniferum“) nativa da região do Mediterrâneo.
- Essa droga que foi usada no mundo antigo na medicina tradicional perso-árabe (Unani) para aliviar a dor e trazer o sono.
- Os gregos associavam as papoulas a Hypnos (deus do sono), Morpheus (deus dos sonhos), Nyx (deusa da noite) e Tártaro (deus da morte). A morfina, uma droga feita de ópio, recebe o nome de Morpheus. Portanto, era símbolo de esquecimento e do sono.
- Em algumas versões dos mitos de Perséfone, é dito que ao retornar do submundo, papoulas vermelhas brotavam. Em outras versões, Deméter recebia uma papoula do deus Morfeu para aliviar o seu sofrimento ao perder sua filha para Hades.
- Os sumérios consideravam a papoila símbolo de Alegria.
- A papoula, para os antigos romanos, era símbolo da deusa das plantas, chamada Ceres, cuja imagem é representada segurando estas flores.
- Na Idade Média, a papoila era associada ao sacrifício de Jesus, aparecendo em muitos afrescos retratando a Paixão de Cristo.
A papoula e a guerra
- A papoula é um grande símbolo dos herois e mortos da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Ela é a representação da ressurreição por ter sido a primeira a nascer nos campos bombardeados, na região dos Flandres, após o término dos confrontos.
- No Reino Unido, o Remembrance Day é celebrado no dia 11 de novembro, às 11 horas (representando o momento da assinatura do termo para final dos combates), com dois minutos de silêncio no monumento localizado em Whitehall, perto do Palácio de Buckingham.
- Atualmente a papoula vermelha representa o grupo de conservadores com nostalgia da guerra e a papoula branca os grupos que utilizam como símbolo de resistência do povo britânico.
Usos medicinais
- A papoula do ópio (“Papaver somniferum”) produz alguns dos alcalóides medicinais mais amplamente utilizados, como morfina, codeína, tebaína e porfiroxina, que são os componentes mais importantes desta planta. Além desses alcalóides, a papoula do ópio produz aproximadamente oitenta alcalóides pertencentes a várias classes derivadas de tetrahidrobenzilisoquinolinato. Há mais de um século sabe-se que os alcalóides morfinanos se acumulam no látex da papoula do ópio.
- A morfina foi o primeiro alcalóide vegetal isolado em 1806 por um farmacêutico alemão de 22 anos, Friederich Wilhelm Adam Serturner. A morfina foi extraída dos exsudatos leitosos secos, obtidos da cápsula de Papaver somniferum. Em 1839, os britânicos travaram com sucesso a Guerra do Ópio com a China para preservar seu lucrativo comércio de ópio. O cirurgião William Halstead “tratou” com sucesso um vício debilitador da cocaína, mudando para a morfina.
- É usada como analgésico, narcótico, sedativo, estimulante e também nutritivo, etc. Também é útil em dores de cabeça, tosse, insônia, asma cardíaca e cólica biliar.
Cultivo
- Ciclo de vida: anual;
- Tamanho: depende da espécie;
- Luz: sol pleno:
- Substrato: solo bem drenado (1/3 areia e 2/3 orgânico);
- Água: rega média;
- Perfumada: Sim;
- Propagação por estaca, divisão de rizomas ou semente.
- Suas flores fecham quando o sol se põe;
- A comercialização legal de suas sementes não é proibida, mas o cultivo sim devido ao uso como droga alucinógena (Portaria 344/98 do Ministério da Saúde). Para obter as sementes por importação é preciso ficar atento as regras dispostas na Resolução RDC 239/2002 porque as sementes não podem ter poder germinativo mesmo que no país de origem o cultivo seja lícito.
Correspondências
- Gênero: Feminino
- Planeta: Lua
- Elemento: Água
- Tarot: Julgamento, A Estrela, A Lua
- Energia para intuição, sonhos proféticos, magia onírica.
- Rituais:
- Honra a deuses ctônicos.
- Honra a deuses ctônicos.
- Cozinha mágica:
- Suas sementes podem ser usadas em substituição do gergelim em pães, pode ser usada em bolos, biscoitos e doces.
- Suas sementes podem ser usadas em substituição do gergelim em pães, pode ser usada em bolos, biscoitos e doces.
- Outros usos:
- Um jarro com a planta em natura;
- Defumação com a erva;
- Banho mágico com a erva;
- Vestir a vela com a erva;
- Sachê com a erva para usar como amuleto;
- Óleo essencial na aromaterpia ou produtos estéticos.
# As informações aqui não substituem a consulta médica.
Referências
- Subramaniyam, S., Bae, S., Jung, M., Shin, Y., & Oh, J. H. (2020). The transcriptome data from the leaves of four Papaver species captured at the plant’s three developmental life cycles. Data in brief, 28, 104955.
- Masihuddin, M., Jafri, M. A., Siddiqui, A., & Chaudhary, S. (2018). Traditional uses, phytochemistry and pharmacological activities of papaver somniferum with special reference of unani medicine an updated review. Journal of Drug Delivery and Therapeutics, 8(5-s), 110-114.