Herbário

Morango

O fruto do amor

  • No culto romano antigo, o morango também era associado a Vênus devido ao seu formato e cor vermelha similar a um coração.
  • Os morangos eram consagrados a deusa nórdica Friga ou Freya, que exigia que todos os morangos fossem entregues como oferendas à ela. Se, após a morte, qualquer um se aproximasse do outro mundo com a boca manchada de morango, Freya o lançaria ao tormento eterno por invasão de seus campos. Mas isso não impediu que ele se espalhasse pelo mundo, tornando-se um dos alimentos mais amados e consumido.
  • O morango de jardim que encontramos hoje foi criado na França na década de 1750 por meio do cruzamento de duas variedades diferentes (Fragaria chiloensis e Fragaria virginiana). Ele é da mesma família das rosas e é considerado um pseudofruto: a parte que comemos é o receptáculo desenvolvido da flor e os frutos são os pontinhos que vem grudados nele.
  • Em 2019, no Brasil, havia uma área total produtora em torno de 4 mil hectares de morango. O maior produtor é Minas Gerais, com aproximadamente 1 500 hectares, cultivado na maioria dos municípios do extremo sul do Estado, na região da Serra da Mantiqueira, sendo Pouso Alegre e Estiva os maiores produtores. São Paulo estava em 2º lugar com 800 hectares, com produção concentrada nos municípios de Piedade, Campinas, Jundiaí, Atibaia e municípios próximos. Rio Grande do Sul e Paraná eram o 3º e 4º maiores produtores do país, com área aproximada de 500 ha plantados.
Morangos.

Hermes e os morangueiros

  • Existe um mito de que Hermes de que ele foi nutrido embaixo de um pé de morango grego.
  • Em inglês, a árvore se chama “strawberry tree”, levando a algumas traduções para português como “morangueiro”. No entanto, o morango grego em questão é o andrakhnos que é da espécie Arbutus unedo, diferente da fruta que chamamos de morango que é do gênero Fragaria. A tradução correta para o andrakhnos seria medronheiro, gerando não morangos, mas os medronhos.
  • Com isso, por uma questão de tradução acredita-se que os morangos são sagrados a Hermes, quando não é o que ocorre historicamente (o que não impede ser por gnose pessoal).

“No santuário de [Hermes] Promakhos (o Campeão) [em Tanagra, Beócia] é guardado tudo o que resta do medronheiro silvestre (andrakhnos) sob o qual eles acreditam que Hermes foi nutrido.”

Pausânias, Descrição da Grécia (diário de viagem grego século II EC)
Deus Hermes.

Morango dos Cherokee

  • O Cherokee são um dos indígenas povos das florestas do sudeste dos Estados Unidos. Veja a seguir uma lenda para a origem dos morangos para esse povo:
  • No início dos tempos, o primeiro homem e a primeira mulher estabeleceram a sua casa juntos à margem de um grande e largo rio. Eles tinham tudo o que precisavam para uma vida feliz: frutas, frutas vermelhas, carne e peixe, muita madeira e água doce e, claro, um ao outro. Eles viveram tão felizes como qualquer homem e mulher já viveram juntos, até a primeira briga. 
  • Tudo começou com uma coisa pequena. O primeiro homem disse: “Por que você não cozinhou isso?” e então, a primeira mulher disse: “Por que você não trouxe lenha para o fogo?” Logo a situação piorou, com o primeiro homem dizendo: “Por que você não arrumou isso?”, e a primeira mulher dizendo: “Por que você está tão bagunçado?” Logo, tanto os insultos quanto alguns pratos e tigelas de madeira começaram a voar.
  • A primeira mulher ficou tão chateada que decidiu deixar o primeiro homem. Ao romper do dia, enquanto ele ainda dormia, ela desceu o vale em direção ao sol nascente. Ela caminhou e caminhou, sempre olhando para frente e sem voltar atrás. Quando o primeiro homem acordou e viu que ela havia sumido, esperou que ela voltasse, mas ela não voltou. Ele encontrou seus rastros ao longo do vale, mas ela tinha uma longa vantagem sobre ele, pois não parou nem olhou ao redor.
  • O sol estava agora alto no grande céu azul. Ele olhou para o primeiro homem, enquanto ele seguia a primeira mulher, e viu que havia tristeza na face de um mundo que de outra forma seria imaculado e perfeito e em todos os seus arredores. O sol perguntou ao homem se ele ainda estava zangado com a esposa. Ele disse que não estava bravo com ela. O sol perguntou se ele gostaria de tê-la de volta. Ele disse que gostaria de tê-la de volta. E o sol teve pena do primeiro homem e decidiu ajudá-lo. Seus raios suaves tocaram o chão ao longo do caminho da mulher, e um arbusto de mirtilo brotou. Seus frutos eram brilhantes e atraentes, mas ao passar, seus olhos permaneceram fixos na distância e ela não viu os frutos.
  • Então o sol brilhou novamente no chão, à frente da mulher. Ele fez com que uma moita de amoras crescesse ao lado do caminho dela. Ela se recusou a sequer olhar para eles.
  • Então o sol pensou que deveria criar algo inteiramente novo; algo tão vívido, tão perfumado e tão delicioso, que mesmo a primeira mulher não poderia deixar de notá-los em seu humor resoluto e infeliz.
Morangos.
  • Ele abençoou o chão novamente com seus raios, e o primeiro canteiro de morangos se espalhou pelo chão. Seu doce perfume encheu os sentidos da mulher e seu humor ficou mais leve. Ela começou a olhar ao seu redor e viu a fruta vermelha brilhante escondida sob as folhas. Parecia tão atraente que ela escolheu um e experimentou. Ela sentiu o gosto do morango na língua e começou a se lembrar da felicidade que conheceu quando se estabeleceu em casa com o marido. Ela olhou para o morango meio comido em sua mão e viu um coração vermelho brilhante. Ela descobriu que não sentia mais o desejo urgente de deixá-lo. Ela sentou-se no chão e se perguntou o que deveria fazer. Quando ela comeu mais alguns morangos, o primeiro homem a alcançou, sentou-se em silêncio e sorriu. Ela deu a ele um morango para comer.
  • Os dois então perceberam o quanto se importavam um com o outro e voltaram juntos para casa levando alguns pés de morango para plantar em casa para não esquecerem essa lição. Não façam nada com pressa, considerem todas as coisas cuidadosamente e sempre perdoem uns aos outros pelas suas faltas.

Morango (Fragaria × ananassa)

  • Origem: França, resultado da hibridização de duas plantas: Fragaria chiloensis e Fragaria virginiana.
  • Outros nomes: Strawberry (em inglês);
  • Pseudofruto:
    • O morango é considerado um pseudofruto por possuir estruturas suculentas que são confundidas com frutos, e são originadas do receptáculo onde contém os ovários da flor.
    • No caso dos frutos verdadeiros, a parte suculenta se origina dos ovários fecundados, com algumas exceções como a banana que é uma fruta de ovário não fecundado. O fruto verdadeiro é formado pela semente e pericarpo (endocarpo – recobre as sementes, mesocarpo – parte comestível e epicarpo – casca).
    • O fruto verdadeiro do morango são os inúmeros pontinhos nele que são conhecidos como sementes, eles são um tipo de fruto chamado “aquênio” que é um fruto seco de semente única.
    • Exemplos de pseudofrutos: morango, maçã, figo e caju.
    • Exemplos de frutos verdadeiros: abacate, mamão, tomate, arroz.
Pseudofruto com os exemplos do morango, maçã e figo.
  • Octaplóide:
    • Células haploides e células diploides são dois tipos de células encontradas no corpo. Sua maior diferença está relacionada ao número de cromossomos que cada célula contém. Enquanto as células diploides contém duas cópias de cada cromossomos (2n), as células haploides contém uma cópia de cada cromossomo (1n). Nos humanos, apenas os gametas (óvulos e espermatozoides) são haploides e ao se unirem na fecundação, geram células diplóides.
    • Enquanto a maioria das espécies é diplóide, o morango é um octoplóide com 8 cópias do genoma de espécies parentais múltiplas e distintas. O morango é um exemplo de poliploidia, por possuir mais que dois conjuntos de cromossomos.
    • A pesquisa, publicada na Nature Genetics, revela como o morango se tornou octaplóide (vide referências).
As células somáticas em geral são diploides porque são originadas dos gametas que são haploides.
Alguns exemplos de poliploidia, nome dado para o fenômeno de ter mais de dois conjuntos de cada cromossomo.
  • Contaminação por agrotóxicos:
    • Os morangos encabeçam a lista dos vegetais e frutas mais contaminados por pesticidas, segundo a ONG Environmental Working Group nos EUA. Os espinafres estão em segundo lugar nessa lista, seguidos pelas nectarinas, maçãs, uvas, pêssegos, cerejas, peras, tomates, aipo, batatas e pimentas. Todos estes alimentos continham concentrações mais altas de pesticidas do que outros produtos.
    • Contudo, o Departamento de Agricultura americano indica que os níveis estão abaixo dos limites de tolerância. A situação na Europa é semelhante, sendo o morango uma das frutas mais tratadas e possuindo uma superfície rugosa.
    • Segundo um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com amostras coletadas em estabelecimentos varejistas localizados em 77 municípios brasileiros, exceto no Estado do Paraná, que optou por não fazer parte do Programa a partir do ano de 2016. Foram pesquisados até 270 agrotóxicos diferentes nas amostras analisadas, afirma o relatório oficial. Veja figura que resume seus resultados abaixo.
 Abaixo segue figura com os alimentos mais contaminados com Agrotóxicos, segundo a ANVISA.

Usos medicinais

  • Os morangos são pseudofrutos comuns e importantes na dieta mediterrânica devido ao seu elevado teor de nutrientes essenciais e fitoquímicos benéficos, que parecem ter atividade biológica relevante na saúde humana. 
  • Entre esses fitoquímicos, a antocianina e os elagitaninos são os principais compostos antioxidantes. Embora os constituintes fitoquímicos individuais dos morangos tenham sido estudados quanto às suas atividades biológicas, ainda faltam estudos de intervenção humana utilizando frutos inteiros. 
  • Muitos estudos epidemiológicos demonstraram que uma dieta rica em frutas e vegetais está frequentemente associada a uma menor incidência de diversas patologias crónicas, incluindo obesidade, infecções, doenças cardiovasculares e neurológicas e cancro.
  • O morango ( Fragaria × ananassa ) é uma fonte relevante de compostos bioativos devido aos seus elevados níveis de vitamina C, folato e constituintes fenólicos, a maioria dos quais expressam relevantes capacidades antioxidantes in vitro e in vivo.
  • Em primeiro lugar, o seu teor de fibra alimentar e frutose pode contribuir para regular os níveis de açúcar no sangue, retardando a digestão, e o seu teor de fibra também contribui para controlar a ingestão de calorias pelo seu efeito saciante. 
  • Em menor grau, os morangos são uma fonte de ácidos graxos essenciais e saudáveis ​​porque o óleo de semente de morango é rico em ácidos graxos insaturados (~72% de ácidos graxos poliinsaturados). Além disso, nenhuma outra vitamina lipossolúvel, como os tocotrienóis, foi relatada em morangos.
  • A fruta também é rica em manganês, de modo que uma porção de morango – oito frutas médias, correspondentes a 144 g – pode fornecer mais de 20% da ingestão diária adequada desse mineral. A mesma quantidade de morangos pode fornecer cerca de 5% da ingestão adequada de potássio e foi qualificada como uma boa fonte de iodo, magnésio, cobre, ferro e fósforo.
Morangos.
Principais variedades de morangos.
Variedades de morangos.

Cultivo

  • Ciclo de vida: perene, cerca de 3 anos;
  • Tamanho: 10 a 30 cm;
  • Luz: Sol pleno, pode ser sombreado em dias muito quentes.
  • Substrato: arenoso-argiloso, drenado, fértil, rico em matéria orgânica e pH mais ácido (entre 5,5 e 6,5). Proporção: 1/3 de terra vegetal, 1/3 de vermiculita e 1/3 de matéria orgânica
  • Clima ideal: temperado, subtropical e tropical de altitude, não ultrapassar 22°C durante a frutificação, dias ensolarados e noites frias são ideais.
  • Água: rega média, direta no solo, evite molhar as folhas.
  • Plantio: 15 de abril a 30 de maio, durante o inverno de países quentes.
  • Propagação: sementes ou muda.
  • Observações gerais:
    • Se a plantação for em canteiro, recomenda-se uma distância entre 20 e 35 cm entre as mudas. Se for em jarro, buscar uma abertura de 20 cm, no mínimo.
    • Quando sua muda começar a produzir morangos, estes não podem ficar o solo diretamente pois correm o risco de ocorrer o crescimento de fungos. Para evitar isso, cubra o topo do solo com casca de pinos ou palha seca depois de plantar a muda. Agora, caso esteja usando um vaso (por exemplo) é normal que os caules dos morangos sejam compridos e façam com que eles caiam para fora do vaso, evitando esse problema.
    • Retire qualquer “erva daninha” que surgir ao redor do morango, para que ela não roube os nutrientes da terra.
    • O morango não gostam que a terra esteja muito encharcada ou muito seca. Então verifique ela diariamente: o ideal é molhar a terra (e não as folhas) sempre que estiver começando a secar.
    • O morango aprecia um ambiente com uma temperatura que varie de 13ºC a 22ºC. Então, deixe ele tomar sol ao menos 6 horas por dia para garantir essa variação.
    • Morangos também são bastante sensíveis ao vento e as chuvas mais fortes, então o proteja.
    • Faça uma adubação orgânica à cada dois meses, sempre na beira do vaso, misturando com o terra da região, evitando o contato direto das raízes com o adubo.
    • Os morangos devem ser colhidos quando estão maduros, diariamente ou a cada dois dias. Colha cortando o talo, sem tocar no morango.

Correspondências mágicas

  • Gênero: Feminino
  • Planeta e signo: Vênus
  • Elemento: Água
  • Tarot: A Imperatriz, 5 de copas.
  • Está conectado ao amor, paixão, conquista e sorte. É considerado um alimento afrodisíaco: tem efeito diretamente sobre as glândulas do sistema endócrino (ajudando a eliminar o estresse), elevar a produção dos hormônios sexuais e trazer benefícios aos neurotransmissores.
  • Na fitoenergética é capaz acalmar a dor gerada por uma perda emocional forte (falecimento, desilusão amorosa, término de um relacionamento, etc.), gerar amor incondicional e paz na família, liberar os sentimentos reprimidos e eliminar a carência afetiva, além de cortar laços com pessoas já falecidas.
  • Os morangos também podem atuar em memórias afetivas e com isso ajudar a trabalhar questões relacionadas a criança anterior.

Usos mágicos

  • Rituais:
    • Simbologia do coração para feitiços e rituais sem utilização de sacrifício animal.
    • Cuidado devocional do jarro da planta.
    • Oferendas para divindades da fruta ou receitas com ela.
    • Velas e incensos aromáticos de morango.
    • Feitiços de amor e amarração, dando a fruta dedicada e ritualizada em uma receita ou em natura ao pretendente ou parceiro;
Morango e feitiços de amor.
  • Cozinha mágica:
    • Consumo da fruta ou decoração de sobremesas com ela.
    • Iogurte, vitaminas, sorvetes, gelatinas, geleias de morango.
    • Recheios de bolos ou coberturas de tortas com cremes de morango.
    • Drinks, molhos de carne ou salada.
    • Comer junto com cremes doces ou brigadeiro.
  • Outros usos:
    • Um jarro com a planta em natura;
    • Defumação com as folhas dos talos secos;
    • Banho mágico com a erva triturada ou com o suco;
    • Vestir a vela com a fruta picada ou folhas trituradas;
    • Sachê com a erva para usar como amuleto;
    • Óleo essencial na aromaterapia ou produtos estéticos.

# As informações aqui não substituem a consulta médica.

Referências

  1. Liston, A., Wei, N., Tennessen, J. A., Li, J., Dong, M., & Ashman, T. L. (2020). Revisiting the origin of octoploid strawberry. Nature Genetics52(1), 2-4.
  2. Giampieri, F., Tulipani, S., Alvarez-Suarez, J. M., Quiles, J. L., Mezzetti, B., & Battino, M. (2012). The strawberry: Composition, nutritional quality, and impact on human health. Nutrition28(1), 9-19.
  3. Embrapa. Sistema de Produção do Morango. Disponível em <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/744878/1/Sistema-de-Producao-do-Morango.pdf> Acessado em 08/11/2023.
  4. Como plantar morangos em vaso ou canteiro. Disponível em <https://blog.plantei.com.br/como-cultivar-morango/#:~:text=O%20morangueiro%20%C3%A9%20uma%20planta,a%2030%20cent%C3%ADmetros%20de%20altura.> Acessado em 08/11/2023.
  5. Morango. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Morango> Acessado em 08/11/2023.
  6. Morangos: Propriedades Mágicas, Usos na bruxaria e Benefícios. Disponível em <https://temperodebruxa.com.br/morangos-propriedades-magicas-usos-bruxaria-beneficios/> Acessado em 08/11/2023.
  7. Jardim da Bruxa: Como plantar e cultivar Morangos. Disponível em <https://temperodebruxa.com.br/jardim-bruxa-como-plantar-cultivar-morangos/> Acessado em 08/11/2023.
  8. Arbutus unedo. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arbutus_unedo> Acessado em 08/11/2023.
  9. Três dicas para cultivar morangos. Disponível em <https://minhasplantas.com.br/tv/horta/tres-dicas-pra-cultivar-morangos/> Acessado em 08/11/2023.
  10. The Cherokee Legend of the First Strawberry. Disponível em <https://www.northerncherokeenation.com/the-cherokee-legend-of-the-first-strawberry.html> Acessado em 08/11/2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + doze =

error: O conteúdo é protegido!