
Jiboia
Jiboia, a protetora
- As plantas conhecidas como jiboia incluem diferentes espécies e variedades de trepadeiras da família Araceae, da ordem Alismatales.
- Ela é uma trepadeira de fácil manutenção que se adaptou aos lares brasileiros por gostar de bastante água e calor.
- A jiboia está presente na lista da Nasa de plantas que purificam o ar e são recomendas para ambientes domésticos.
- A ressalva para o cultivo é que é uma planta tóxica e não deve ser consumida, por isso, é preciso atenção com animais domésticos.
A serpente jiboia
- A planta recebe o nome popular em referência a serpente jiboia devido ao seu crescimento serpenteante e seus rajados que lembram os padrões de coloração das serpentes.
- Devido a essa semelhança é possível associar que a planta pode ter simbolicamente a força do animal. Com isso, por associação, a planta também ganha significados como proteção espiritual, sabedoria, contato com os mistérios e também ligação com magias perigosas.
- A serpente jiboia, também conhecida como cobra grande ou Boiúna, é figura em diferentes mitos como protetora ou destruidora.
- Em religiões de matriz africana, as jiboias são associadas a Oxumarê, o orixá ligado a renovação e riqueza; assim como a Nhã Jiboia, descrita como a detentora de conhecimentos ancestrais.
- Por conta disso, é comum utilizar serpentes e a planta em amuletos, atuando como um guarda espiritual.

Jiboia no feng shui e vastu
- Feng Shui é uma prática chinesa antiga que busca harmonizar as pessoas com o ambiente ao seu redor por meio da disposição dos espaços, objetos e cores. Baseia-se no fluxo de energia vital chamada “chi”.
- De forma complementar, o Vastu Shastra (ou Vastu) é um conhecimento tradicional indiano de arquitetura que orienta a construção e organização de espaços para promover equilíbrio entre os cinco elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e espaço) e as forças cósmicas.
- Existe uma crença popular de que a jiboia é uma planta que atua na prosperidade, sendo um indicador de riqueza ter essa planta em casa.
- No Feng Shui, por ela remover toxinas do ar vindas da poluição e de produtos de limpeza torna ela excelente para energizar a casa. É indicada a colocação da planta próximo de aparelhos de televisão, computadores e roteadores de internet.
- A planta também pode ser colocada em quinas da casa para diminuir a ansiedade e estresse.


Jiboia (Epipremnum pinnatum)
- Origem: originária das Ilhas Salomão no oceano Pacífico, na Oceania.
- Outros nomes: hera-do-diabo.

- Princípios ativos:
- A ingestão de jiboia é uma das principais causas de envenenamentos acidentes em crianças menores de 5 anos e animais de estimação.
- Essa toxicidade se dá principalmente devido a presença de oxalatos de cálcio insolúveis. Essa substância forma cristais em forma de agulha. Essa molécula também é usada em pesticidas contra cupins e outras pragas.
- Os sinais de intoxicação incluem irritação oral, vômito, dor nos olhos, irritação na pele, inchaço na boca, dentre outros sintomas.
- A planta também possui amplo espectro de fitoquímicos como alcaloides, terpeoides esteroidais, flavonoides, taninos e glicosídeos cardíacos, identificados em extrato etanólico. Alcaloides e glicosídeos também são irritantes gastrointestinais que podem causar náuseas, vômitos, cólicas e diarreia.
- Usos medicinais:
- Ela não deve ser consumida, mas colocada em ambientes para purificar o ar, a jiboia tem a capacidade de reduzir os níveis de benzeno, formaldeído e tricloetileno do ar.
- Substâncias isoladas de jiboia podem atuar também contra o câncer, anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico, pesticida e antioxidante.
- Na medicina popular, muitas espécies de jiboia também já foram utilizadas na remoção de toxinas, calor, tendinite, fraturas, queimaduras, carbúnculos, feridas e vermelhidão. Acredita-se também que ela pode atuar em diversas doenças, desde artrite a dor de estômago, com efeito antimcrobiano conhecido. São utilizados diferentes partes da planta
- Existe oito espécies de jiboia do gênero Epipremnum, todas em formato de pequeno corações quando jovens, e maiores, mais arredondadas e quase sempre bem rasgadas quando a planta está adulta, o que acontece após cerca de dez anos.
- As folhas possuem belas manchas amarelas, o que reforça o aspecto exótico da planta.



Cultivo
- Ciclo de vida: Perene.
- Tamanho: Entre 1 m a 18 m.
- Luz: Meia sombra ou sol pleno.
- Substrato: Orgânico ou água.
- Água: Média água.
- Plantio: Ano todo.
- Floração: Não produz flor.
- Frutos: Não comestíveis.
- Propagação: Por divisão de touceira e por muda.
- É uma planta que pode ser cultivada em água ou terra, no chão ou como pendente, em ambiente externo ou interno. Pode ser utilizada em cerca viva e em ambiente com ar condicionado.
- Se ela estiver sendo cultivada em jarro com terra, regue duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno.
- Solo deve ser rico em matéria orgânica e pode ser adicionado humus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.
- Ela é uma planta bastante resistente podendo ser utilizada para forração de vasos e canteiros públicos, suportando inclusive lugares visitados por animais para suas necessidades.




Correspondências
- Gênero: Feminino.
- Planeta: Netuno, Vênus e Lua.
- Elemento: Água.
- Tarot: O Enforcado e A Sacerdotisa.

Usos mágicos
- A principal forma de trabalhar magicamente com a jiboia é tendo a planta cultivada em casa como uma guardiã do lar, sendo colocada próximas de portas ou seguindo as indicações do feng shui.
- Devido a sua toxicidade, as jiboias não devem ser utilizadas na culinária mágica em receitas, chás ou banhos.
- Por conta de sua conexão com serpentes e sua toxicidade, acaba que as possibilidades de trabalho expandem bastante. Veja algumas ideias:
- Ela pode estar presente em rituais de cultos de mistério e contato ancestral;
- Ela pode atuar como protetora em amuletos, energizando joias ou sendo colocada em patuás ou garrafas de bruxa;
- Ela pode ser posicionada próximo da sua cama com o pedido de proteção contra pesadelos ou energias indesejadas;
- Ela pode auxiliar nas práticas divinatórias devido a sua conexão com o elemento água e os mistérios;
- Ela pode ser utilizada em amarrações por ser uma trepadeira, podendo ser associada aos kolossoi;
- Ela pode ser utilizada em feitiços de glamour para ocultamento, quando você deseja passar despercebida.
- Essa planta jamais deve ser consumida, mas uma poção de jiboia pode ser utilizada para proteção ou maldições.

#As informações aqui não substituem a consulta média
Referências
- Meshram, A., & Srivastava, N. (2015). Epipremnum aureum (Jade pothos): a multipurpose plant with its medicinal and pharmacological properties. Journal of Critical Reviews, 2(2), 21-5.
- Linnet, A., Latha, P. G., Gincy, M. M., Anuja, G. I., Suja, S. R., Shyamal, S., … & Rajasekharan, S. (2010). Anti-inflammatory, analgesic and anti-lipid peroxidative effects of Rhaphidophora pertusa (Roxb.) Schott. And Epipremnum pinnatum (Linn.) Engl. Aerial parts. Indian J Nat Prod Resour, 1(1), 5-10.
- Minhas plantas. Jiboia. Disponível em <https://minhasplantas.com.br/plantas/jiboia/> Acessado 31/07/2025.

