O contato com a terra é algo que muitas bruxas buscam, mas nem todas tem a chance de morar perto de uma zona verde que possa visitar com segurança ou possuem quintal com área para horta e árvores frutíferas.
Não tenha pressa para ter todas as plantas possíveis. Também não vale se sentir menos bruxa se você não pode ter um jardim com todas as ervas mágicas possíveis e que precisa recorrer ao mercado ou a feira para adquirir suas ervas e ingredientes. Isso é uma praticidade da vida moderna que deve ser aproveitada.
O primeiro passo é entender o que você pode fazer com os recursos que possui. Não adianta comprar uma planta e depois pensar onde ela deve ficar. Primeiro você pensa o local que você possui e depois as ervas que se dariam bem naquele ambiente.
Um jardim também pode ser feito em jarros e pode ser espalhado pela sua casa. Ele permite maior contato com elementais e também gera tranquilidade visual em meio ao caos do dia-a-dia.
Não tenha pressa. Compre suas ervas aos poucos, crie uma relação com elas. Você vai ver que são ótimas amigas.
Perguntas que devem ser respondidas antes de escolher onde encaixar a sua amiga verde pela sua casa:
Quantas horas de luz esse local recebe?
Isso determina se a planta vai ser de sombra (não pode receber sol direto, mas precisa de claridade), meia-sombra (menos de 4 horas de sol direto) ou sol pleno (mais de 4 horas de sol direto);
Qual é a área que eu posso disponibilizar?
Isso determina o tamanho dos jarros que posso adquirir considerando o tamanho da planta adulta. Se forem árvores, pense no volume da copa e no tipo de raízes.
Qual é o tipo de crescimento?
Se for uma planta pendente ou trepadeira, pode necessitar de um local alto ou material para escoramento, respectivamente.
A planta é venenosa?
Esse ponto é importante para quem tem crianças pequenas ou pets curiosos.
Qual é o substrato que preciso comprar?
Cada planta tem a preferência por um tipo de substrato. Algumas preferem mais argiloso, outras arenoso, outras uma mistura com fibra de coco.
A planta é perene ou anual?
Plantas anuais possuem um ciclo de vida mais curto, enquanto as plantas perenes vivem por anos. Se a sua planta é anual, é importante que colha seus frutos ou folhas no primeiro ano porque logo ela morrerá mesmo que você tenha o melhor cuidado com ela.
Qual é a frequência de rega?
Algumas plantas como as suculentas e cactos não precisam de rega frequente porque já armazenam bastante água em suas estruturas. Enquanto outras plantas precisam de regas mais frequentes. Ajuste isso a sua rotina e no tempo que pode disponibilizar.
Do ponto de vista científico, a lua não tem influência direta com o movimento da seiva nas plantas assim como faz com as marés. No entanto, tradicionalmente são feitas associações entre as fases da lua e o ciclo das plantas. Você pode optar ou não por adotar essas correspondências.
Na minha prática, as fases da lua me auxiliam a organizar a minha rotina com as plantas e também me ajudam a potencializar minhas magias.
Lua Nova
Sol e Lua nascem juntos no leste;
A seiva está nas raízes. Evite trocar os jarros ou fazer plantios;
Bom momento para colheita de grãos;
Proteja contra pragas.
Lua Crescente
Lua nasce ao meio dia e se põe perto da meia-noite;
A seiva começa a ser puxada para as folhas;
Favorece o crescimento e o plantio de folhagens e mudas.
Lua Cheia
Nasce no pôr-do-sol e se põe ao alvorecer;
A seixa está nas extremidades superiores;
Bom momento para colher ervas para secagem e frutas.
Lua Minguante
Nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia;
A seiva começa a descer para as raízes;
Favorece o enraizamento, é um bom momento para fazer mudas, adubar, extrair madeira e tubérculos.
Em geral não são tóxicas e algunas funcionam como antídotos;
Exemplos: Calêndula e Laranja;
Lua (paz, cura, intuição)
Flores claras e delicadas
Muitas folhas que podem ser grandes ou pequenas;
Frutos insípto ou ácido suave;
Em geral são frias, aquáticas, leitosas ou usadas como narcóticos;
Exemplos: Jasmim e Sálvia;
Marte (força, coragem e batalhas)
Flores chamativas numerosas e podem causar choro;
Folhas pontudas em formato de lança;
Frutos ácidos, amargos ou picantes;
Em geral possuem espinhos e podem causar alergia;
Exemplos: Pimenta, Cebola e Canela;
Mercúrio (negócios, estudos, viagens, advinhação)
Flores de várias cores e com odor forte;
Folhas pequenas e com cores mistas e frutos não são visíveis;
Exemplos: Hera, Lavanda e Eucalipto.
Júpiter (prosperidade, força, poder)
Flores brancas, azul, violeta ou ausentes;
Folhas grandes, grossas e vibrantes;
Frutos numerosos, doces e carnudos;
Em geral possuem grande porte;
Exemplos: Abacate, nozes e carqueja.
Vênus (amor, beleza, amizade)
Flores pequenas e alegres;
Folhas pequenas e com diferentes formatos;
Frutos doces e com bom aroma;
Em geral são afrodisíacas;
Exemplos: Rosa, Cereja, Tomilho e Orégano;
Saturno (limpeza, purificação, fim de ciclos)
Flores pequenas, simples ou ausentes;
Folhas simples;
Frutos acre, ácido, amargo, preto ou roxo;
Em geral possuem o crescimento lento e caule duro;
Exemplos: Beringela e amora.
Jardim vertical.
Preservação
Secagem de ervas
Caso você esteja colhendo ervas do seu jardim, uma boa forma de preservá-las é fazer um varal de ervas. Onde você cria pequenos buquês de ervas e pendura de cabeça para que sequem;
É importante que o local seja livre do contato direto com o sol e que tenha uma boa corrente de ar;
Coloque uma etiqueta no momento que pendurar para não se confundir com as suas demais ervas já que a aparência delas secas pode ser semelhante.
Estocagem
Use preferencialmente frascos de vidro com tampa de plástico. Aqueles potes que você comprou geléia, extrato tomate ou palmito são ótimos. Infelizmente a tampa de ferro acaba enferrujando, mas já são uma ótima opção;
Coloque etiquetas com o nome da erva e quando ela foi comprada ou colhida para acompanhar se estão muito velhas;
Verifique periodicamente se os potes estão com fungos. Caso estejam, precisam ser dispensadas. Você pode dispensar na lixeira ou enterrar com reverência e gratidão. Não é recomendável queimar devido a odores possivelmente tóxicos.
Poções
Uma boa forma de preservar as suas ervas é utilizando elas em poções como tinturas para perfumes ou óleos essenciais que são feitos com o extrato da planta e podem durar anos se bem preservados;
Dedique o tempo um tempo semanal para cuidar do seu jardim. Coloque um despertador para lembrar das regas. Use aplicativos de gerenciamento para fazer suas anotações e lembretes. Acompanhe e registre as mudanças nas suas plantas ao longo do tempo.
Você pode utilizar esse momento como ato devocional para a sua divindade, principalmente se ela tem ligação com a terra como Gaia, Pachamama ou Deméter. Posso dizer que Perséfone e Hécate adoram um jardim dedicado a elas. Você pode incluir ervas que tenham relação com seus mitos e correspondências com elas para sentir ainda mais a presença delas no seu jardim.
Plantas são muito guardiãs e cuidam com reciprocidade de seus amigos humanos. Faça encantamentos para que a água que usa para molhar suas plantas purifique elas das energias negativas que podem ter sido direcionadas a sua casa e que foram absorvidas por elas.
Regue as suas plantas no início da manhã no inverno para evitar fungos e no final do dia no verão para refrescar suas plantas. Não molhe no meio do dia para evitar queimaduras.
Tenha um banco ou tapete próximo ao local onde você tem o seu jardim simplesmente para ter a companhia de suas plantas. Aproveite para ouvir música com elas, meditar ou ler um livro.