Canela
Canela de fogo
- Canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, usado tanto em alimentos doces como em salgados.
- O termo “canela” também se refere à cor acastanhada da especiaria depois de moída.
- Na antiguidade, a canela era tão valorizada que era considerada um presente para reis e divindades.
- A canela era uma das ervas usadas para embalsamar múmias no Egito Antigo.
- A canela era usada para oferendas para Dionísio e também como oferendas para Apolo.
Fênix, o pássaro de fogo
- Fênix (em grego: Φοινιξ) é uma ave mitológica com penas vermelho-ouro. O seu corpo emitia raios de pura luz solar.
- Algumas versões do mito grego dizem que ela vive por 500 anos, alimentando-se de bálsamo árabe e olíbano. Quando ela chega ao final do seu ciclo de vida, ela faz uma pira funerária de ramos de canela, sálvia e mirra e se auto-imolava. De dentro das cinzas, ressurgia uma nova fênix. A nova fênix colocava as cinzas de sua progenitora em um ovo de mirra e voava até Heliópolis, para deixá-lo no Altar do Deus-Sol.
- O seu renascimento tornou a fênix um símbolo de imortalidade e renascimento espiritual.
- O mito grego pode ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, que é uma garça de cor acinzentada, já existinta. Essa vale pousaria na pira do deus Rá e atearia fogo em seu ninho para renascer das cinzas.
Dia de Soprar Canela
- Primeiro dia do mês
- O ritual poderoso de soprar canela de fora para dentro de casa para inspirar inícios prósperos;
- Neste ato mágico você está associando a energia do elemento ar ao soprar, o que estimula a mudança de padrões de pensamento, e também as energias solares da canela para transmutar qualquer energia indesejada.
“Quando a canela eu soprar, a prosperidade aqui irá entrar.
Encantamento de soprar canela
Quando essa canela eu soprar, a fartura virá para ficar.
Quando essa canela eu soprar, a abundância aqui irá morar.”
- Você pode mudar o pó mágico ou fazer um mix de ervas adaptando esse ritual para potencializar outras intenções. Além de poder fazê-lo de dentro para fora de casa para banir energias indesejadas ou usar uma fase da lua ou dia planetário em associação com sua intenção para potencializar as energias.
- Alerta importante! A canela é uma potencializadora. Ela não vai fazer o trabalho sozinha para trazer a sua prosperidade. Além do mais, se você realizar essa prática de maneira rasa, sem entender o simbolismo e o que é uma prática mágica, vai ser só uma superstição ou simpatia que pode gerar efeito positivo ou simplesmente não gerar nada. Fuja da ideia do jovem místico!
Cicatrização de plantas
- É um segredinho entre os jardineiros é o uso de canela em locais de poda para auxiliar na cicatrização, fechando a área exposta com o pó da canela ou com uma solução concentrada de canela.
- A canela auxilia na cicatrização devido a sua ação antimicrobiana impedindo que doenças aproveitem a região para entrar na planta e também evita a desidratação da planta.
Canela (Cinnamomum verum)
- Origem: Sri Lanka (antigo Ceilão), no sul da Ásia
- Outros nomes: Caneleira, canela-do-ceilão, quinino, pau-canela, cinnamon (inglês).
- Óleo essencial
- O cinamaldeído e o trans-cinamaldeído são os principais elemento do óleo essencial de canela. Procianidinas e catequinas também são encontradas.
- O cinamaldeído e o trans-cinamaldeído são os principais elemento do óleo essencial de canela. Procianidinas e catequinas também são encontradas.
- Usos medicinais
- Muitos estudos acadêmicos mostraram efeitos terapêuticos da canela, incluindo seus efeitos antimicrobianos, antivirais, antifúngicos, antioxidantes, antitumorais, anti-hipertensivos, antilipêmicos (redutor de colesterol), antidiabéticos, gastroprotetores e imunomoduladores.
- Alguns compostos da canela podem favorecer a proliferação de peroxissomos, uma organela intracelular que auxilia na degradação de compostos tóxicos.
- A canela é amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa, indiana, persa e unani. Ela já foi usada para evitar flatulência, dores de cabeça, amenorréia (ausência de menstruação), diarréia, dor de dente, febre, resfriado comum e leucorréia (corrigmento vaginal). Também é suplemento para tratamento de impotência, frigidez, dispneia (falta de ar), inflamação ocular, vaginite, tosse, reumatismo, neuralgia e doenças cardiovasculares.
- Deve-se ficar atento ao uso de canela, já que seus compostos não são completamente seguros e podem ter efeitos adversos, por exemplo; toxicidade, dermatite alérgica de contato e interações entre a erva e medicamentos.
Figura 2A e 2B – Cinnamomum verum, canela-verdadeira, canela-da-Índia ou canela-do-ceilão. É originada do Sri Lanka. Possui o sabor mais leve e menos amargo.
Correspondências
- Gênero: Masculino
- Planeta e signo: Sol
- Elemento: Fogo
- Tarot: O Sol
- Energia de proteção, prosperidade, fartura, sucesso, poder, amor e paixão.
- Pode ser usada para diminuir a frieza, a insensibilidade, a falta de crença, a ingratidão, a teimosia e a rebeldia.
- Pode ser usada como potencializadora de feitiços e para proteção espiritual.
- Desperta o fogo interior, traz vitalidade e força;
Usos mágicos
- Rituais e feitiços:
- Honra a deuses solares ou com relação com o fogo;
- Usada para formar o círculo mágico;
- Energizar cartas de tarot e proteger, e ativar a intuição para as mensagens;
- Feitiços de amor para trazer paixão, ótima para colocar no aromatizador no quarto do casal;
- A magia do sopro da canela em locais que deseja que sua energia esteja atuando.
- Cozinha mágica:
- Pode ser usada para aromatizar doces e bebidas, temperar carnes, sopas e caldos.
- Chá para ativar a clarividência e dar ânimo;
- Comidas para festivais solares;
- Usar na rabanada, canjica, arroz doce, banana caramelizada;
- Outros usos:
- Defumação com o pó ou canela em pau;
- Banho mágico com o pó (cuidado pode causar alergia);
- Vestir a vela com o pó;
- Sachê com a erva para usar como amuleto;
- Pendurar pau de canela sobre a porta de entrada para proteção contra a entrada de energia de negativas;
- Óleo essencial na aromaterapia ou produtos estéticos.
# As informações aqui não substituem a consulta médica.
Referências
- Hajimonfarednejad, M., Ostovar, M., Raee, M. J., Hashempur, M. H., Mayer, J. G., & Heydari, M. (2019). Cinnamon: A systematic review of adverse events. Clinical Nutrition, 38(2), 594-602.
- Oliveira, D. B. e Moreira, E. A. Desenvolvimento caulinar e enraizamento de Adenium obesum (Forssk.) Roem & Schuld. sob ação de Cinnamomum zeylanicum Blume. Capítulo 2. In: Botânica aplicada 2. Organizador: Francisco, A. L. O. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.
- Tempero de Bruxa. Disponível em <https://temperodebruxa.com.br/canela-propriedades-magicas-beneficios/> <https://temperodebruxa.com.br/usos-magicos-canela-beneficios/> Acessado em 23/01/2022.
- Phoinix. Disponível em <https://www.theoi.com/Thaumasios/Phoinix.html> Acessado em 23/01/2022.