Hoje, o ato de comer vai muito além do simples ato de ingerir nutrientes para manter o corpo sadio e nutrido. Queremos muito mais que isso!
Comer é uma experiência social e gustativa que desperta muitas sensações porque ela é o centro das atenções de muitas reuniões. Seja entre a família na mesa de jantar ou entre amigos no bar. Cada região tem suas particularidades e seus sabores. Ela marca a nossa memória.
Por isso, o ato de cozinhar deveria ser tratado com mais atenção. E sabe onde começa essa experiência? Na terra. Tudo que comemos depende direta ou indiretamente dos recursos da natureza. E como boas bruxas que somos, temos que respeitar todo esse processo e todas as pessoas que empregaram energia para que o alimento chegue na sua casa.
O alimento sendo o centro das atenções de muitas festividades.
Embruxar
Gratidão
Todo ato de cozinhar envolve os quatro elementos da natureza.
Se for possível, monte um altar na sua cozinha com uma representação de cada elemento da natureza. Nele, agradeça por todo alimento que possui na sua casa. Você pode incluir a divindade de seu culto pessoal, deuses ligados a terra ou elementais como um todo. Apenas seja grato.
Gratidão
Purificação
Cada alimento tem sua energia, mas ao longo do processo de produção ele teve contato com muitas pessoas e lugares. Por isso, é recomendável que purifique seus ingrediente antes consumo.
Pode ser aspergindo água, com visualização, incenso ou cristal.
Higienização e purificação dos alimentos.
Reverência
Não tenha pressa durante o preparo e consumo. Coloque uma música gostosa durante o preparo. Dance e cante enquanto cozinha.
Pense nas intenções que possui para o alimento. Pode ser a nutrição e felicidade da sua família, pode ser uma oferenda a uma entidade em especial, pode ser a comemoração de um festival sazonal… Fique a vontade neste momento.
Reverencie o fogo que gera o cozimento do alimento. Aprecie o aroma que desprende dos ingredientes antes, durante e depois do preparo. Faça encantamentos para seus pratos.
Tente comer com calma também. Sinta a textura e o sabor de cada alimento e como isso muda durante e após o preparo.
Aproveite a companhia que está dividindo essa experiência contigo. Perceba o efeito na comida no humor de vocês.
Instrumentos
Os instrumentos da bruxa de cozinha são tudo que você possui na sua cozinha.
O fogão, a panela, as ervas, a chaleira, a xícara, a taça, o copo, a balança, a cafeteira, o liquidificador, os potes, o microndas, os talheres, a frigideira…
Eventualmente você pode vir a adquirir um caldeirão de ferro com três pés ou uma colher cheia de símbolos pirografados… mas entenda: de nada servem esses itens se você não é movido pela intenção de cozinhar com todo o coração e reverência.
A verdadeira consagração é o uso consciente e constante.
O que diferencia a bruxa de outra pessoa não-bruxa na cozinha é a atenção e a paixão que ela coloca em cada movimento de adicionar na tigela um novo ingrediente.
Utensílios de cozinha.
Caderno de Receitas
Escreva o seu caderno de receitas. Faz toda a diferença. Ele é um dos grimórios da bruxa de cozinha.
Algumas dicas:
Ele não precisa ser físico, pode estar no seu celular;
Liste quais ingredientes são necessários para todo o preparo;
Coloque as correspondências mágicas de cada ingrediente, isso facilita na hora do preparo de encantamentos;
Crie um local especial na sua cozinha para você concentrar energia para purificar, agradecer e consagrar seus alimentos de acordo com suas intenções.
Se você tem uma prática devocional, pode incluir uma representação dessa divindade em agradecimento pela prosperidade da sua casa ou para proteger os alimentos.
Se você cultua deuses ligados a agricultura e os ciclos da natureza, a cozinha é um ótimo lugar para você fazer seus rituais devocionais.
Por outro lado, se você não cultua divindades, o seu altar basta ter representações dos quatro elementos que formam todas as criaturas e alimentos.
Mantenha o seu altar limpo e organizado, faça oferendas das preparações mágicas nele e agradeça sempre que possível.