Bestiário

Touros

Introdução

  • Os touros são mamíferos ungulados (possuem cascos) da espécie Bos taurus. Os machos são chamados de touros ou bois, as fêmeas são chamadas de vacas e os filhotes são chamados de bezerros e novilhos.
  • Os touros são ruminantes, por isso regurgitam os alimentos para a boca para ser digerido novamente.
  • Os touros domésticos são descendentes do touro selvagem (Bos primigenius), os auroques, que já foram extintos.
Gravura encontrada no século XIX em Augsburg. Ela pode representar: um auroque; um cruzamento de boi com auroque; ou um boi com aparência de auroque.


Curiosidades sobre touros

  • O coletivo de touros é manada.
  • Os touros possuem cornos e não chifres, como os veados. Os cornos são derivados dos ossos frontais do crânio e são cobertos de queratina. Já os chifres, são recobertos de pele e podem se ramificar.
  • Recebe o signo solar de touro aqueles que nascem entre 20 de abril e 20 de maio. É um signo do elemento terra.

O rapto de Europa

  • Agenor, filho do deus Poseidon, foi para a Fenícia e gerou a bela Europa e seus irmãos. 
  • Em algumas versões do mito, consideram Europa uma ninfa oceânide.
  • Zeus avistou a princesa fenícia Europa colhendo flores em um prado primaveril. Ele se transformou em um touro e soprou um açafrão de sua boca para atraí-la para perto e assim carregá-la.
  • Zeus leva Europa para a ilha de Creta, assumindo a forma de homem, onde tiveram três filhos, o Minos (futuro rei de Creta), Sarpedão e Radamante. 
O rapto de Europa (1716). Artista: Jean François de Troy.


Touro na civilização minóica

  • O grande deus minóico era cornudo e existem diferentes mitos na ilha de Creta em referência aos touros.
Deus chifrudo ou Deus touro minóico.
Ritão em formato de cabeça de boi, onde era preenchido com líquido para libações.
  • Taurocatapsia ou Tauromaquia ( do grego ταυροκαθάψια, taurokathapsia) é uma prática esportiva ou ritualística onde uma pessoa segura os chifres de um touro e faz um salto acrobático por cima do touro. Algumas hipóteses dizem que essa prática que originou o mito do minotauro ou com Zeus ensinando aos cretenses. Essa prática foi retratada em Creta, mas também em outros lugares como a Anatólia e Ásia Menor. 


O labirinto do minotauro

  • Minotauro (do grego Μινωταυρος, significa touro de Minos) é uma criatura mística, que é um híbrido de homem e touro, originada de um mito minóico. 
  • Segundo o mito, durante o reinado do primeiro rei Minos, o seu poder foi contestado constantemente. Para acabar com a dúvida de seu poder, Minos pede para que um touro emergisse do mar para ser sacrificado em sua homenagem, durante um sacrifício a Posidão. Ele teve o seu pedido atendido, mas ao invés de sacrificar o touro, Minos coloca o touro junto de sua manada e sacrifica outro em seu lugar. Com o trato quebrado, Posidão faz com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixone pelo touro que se tornou selvagem. O arquiteto ateniense Dédalo cria uma vaca mecânica que permitisse que Pasifae copulasse com o animal, e dessa união nasceu Astério, mas conhecido como Minotauro. 
  • O Minotauro foi preso dentro de um labirinto construído por Dédalo e Ícaro a mando do rei Minos.
  • Androgeu, filho de Minos, foi a Atenas participar dos jogos panatenaicos e venceu todas as provas, causando inveja ao rei Egeu que manda assasiná-lo. Como resposta, Minos invade a Ática, mas não toma Atenas. Reza a Zeus para este cause peste e fome a cidade. O rei Egeu considera-se derrotado e como tributo, ofere ao rei Minos sete rapazes e sete moças para serem sacrificados ao Minotauro.
  • Em um desses pagamentos, Teseu, filho de Egeu, decidiu se voluntariar para fazer parte do tributo anual, prometendo matar o Minotauro. Chegando em Creta, durante a exibição dos escolhidos a Minos, Ariadne avista Teseu e se apaixona por ele. Teseu promete vencer o Minotauro e levar Ariadne para Atenas quando saísse do labirinto. Ariadne oferece um novelo de lã e uma espada a Teseu. O herói consegue matar o Minotauro e sair do labirinto usando a trilha da linha. Então, o herói foge com os atenienses e sua amada para Atenas.
Teseu e o Minotauro (cerca de 550 AEC, Museu de Arte de Toledo).
Teseu e o minotauro (cerca de 490-480 AEC – Museu Britânico, Londres).
  • Uma das versões do mito, Teseu teria abandonado Ariadne na ilha de Naxos (ou ela teria caído do barco durante a viagem até Atenas e chegado a ilha de Naxos) enquanto ela dormia. Sendo encontrada triste por Dionísio, eles se casam e ela se torna deusa. Em outras versões, ela teria sido morta por Ártemis. Ariadne também já foi referenciada como a Senhora dos Labirintos. 
Eros, Dionísio e Ariadne (cerca de 390 AEC – Museu Britânico, Londres).
Ariadne recebendo sua coroa de estrelas ao casar com Dionísio (Pintor: Sebastiano Ricci).
  • Quando Minos descobre que Dédalo tinha feito a vaca para Pasífae, Dédalo foge de Creta com seu filho Ícaro, no caminho eles sofrem um acidente em uma ilha que passou a se chamar Icária. Em algumas versões, Dédalo e Ícaro ficam presos no labirinto. Eles só conseguiriam fugir porque Dédalo desenvolve pares de asas. Ícaro deslumbrado pelo firmamento, voa muito próximo do Sol e derrete a cera de suas asas, caindo no Mar Egeu. Já Dédalo chega a Sicília, onde trabalha criando maravilhadas para o rei Cócalo.
  • Minos tenta buscar Dédalo, desembarcando em um local chamado Heracleia Minoa. No entanto, o rei Cócalo mata Minos com água fervente e devolve o corpo para os cretenses alegando que ele havia morrido afogado no banho. Seu corpo é enterrado na Sicília, em Acragas. Posteriormente os ossos do rei Minos é devolvido para Creta pelo tirano Terone.
  • Minos, seu irmão Radamanto e Éaco, tornam-se os três juízes do mundo inferior, responsáveis pelo veredito final.


Outras interpretações do mito do Minotauro

  • Em algumas interpretações do Mito do Minotauro, o Minotauro seria uma representação para o rei Minos e que a visão monstruosa teria sido construída tardiamente na Grécia. O Minotauro também representa a estrela Sírius, também chamado de touro estelar. Podendo ser apenas um sacerdote usando uma cabeça de touro sacrificado. Ele poderia representar o deus que morria ciclicamente.
  • O labirinto seria o uma alusão ao submundo, e no centro do submundo se encontrava o rei Minos. Vencer o rei significava desposar Ariadne, a Senhora do Labirinto. O labirinto estaria relacionado ao Hieros Gamus, casamento ritualístico.
  • Existe também a interpretação que o novelo de lã de Ariadne também seria uma forma de dizer que ela conduz para a saída do labirinto com suas serpentes, por ser a Senhora das Serpentes.
  • O mito pode ser criado para explicar a dispulta de poder entre o continente e as ilhas.


A novilha Io

  • A princesa e ninfa Io (do grego Ιω que significa lua no dialeto argivo) que foi amada pelo deus Zeus. Hera interrompe um de seus encontros e Zeus transforma Io em uma novilha branca para enganar a deusa. Hera pede a novilha como presenta e coloca o gigante Argos Panoptes como seu guarda. Quando Zeus tenta matar o gigante, Hera irrita a novilha Io em um tipo de mosca (gadfly em inglês) e faz ela vagar por quilômetros para fugir da mosca. 
Hermes agarra a barba do Argos Panoptes enquanto se prepara para matá-lo com sua espada. Atrás do par está a donzela novilha Io. Zeus (parcialmente mostrado) testemunha a cena na extrema direita. (cerca de século V AEC).


Mitologia grega

  • O deus Dionísio apresenta diferentes epítetos relacionados aos touros como: Polymorphos (de muitas formas), Taurokeros (do chifre de touro), Polyonomos (de muitos nomes), Taurophagos (devorador de touro), Polyparthenos (de muitas virgens), Tauropôn (cara de touro).
  • Diferentes deuses apresentam o touro como animal sagrado, entre eles: Ártemis, Dionísio, Hades, Hécate, Poseidon e Zeus.


Touro em outras culturas

  • Mitra era uma divindade indo-ariana que tinha como símbolo o touro. Nos cultos a mitra era feita a tauroctonia (ταυροκτόνος, “matança de touro”).
  • Em Roma, durante o Império Romano, existia um sacrifício a touros chamado de “taurobolia”.
  • As touradas de rua persistem até hoje em diferentes lugares. Elas consistem em deixar o animal solto nas ruas e sendo perfurado por lanças até a sua morte. 
  • Os rodeios continuam ocorrendo em todo o mundo, inclusive no Brasil.
CIMRM 181: Afresco de tauroctonia no mitreu de Santa Maria Capua Vetere, século II.


O mercado da carne

  • Em 2020, o Brasil atingiu 50% do mercado de soja, é o segundo maior exportador e milho e tem o maior rebanho bovino do mundo, sendo o maior exportador desta carne.  
  • A coisificação dos animais faz com que muitos consumidores busquem por carne bovina nos supermercados, mas não se envolva emocionalmente ou se sinta responsável pelo processo que levou a carne a sua mesa. 
  • Muitos animais são tratados com crueldade em fazendas e em abatedouros.
  • Diversos movimentos ecológicos incentivam a diminuição ou eliminação do consumo de carne bovina devido aos inúmeros malefícios que essa indústria causa no meio ambiente.
  • É demonstrado que 85% das áreas desmatadas na Floresta Amazônica foi destinada a pastagens de gado destinado a pecuária. Veja no infográfico a seguir outras influências negativas desse mercado.


Referências

  1. Pecuária e meio ambiente. Disponível em <https://csr.ufmg.br/pecuaria/portfolio-item/pecuaria-e-meio-ambiente-2/> Acessado em 20/04/2022.
  2. Cowspiracy – O segredo da sustentablidade. Disponível em <https://www.recicloteca.org.br/videos/cowspiracy-o-segredo-da-sustentabilidade/> Acessado em 20/04/2022.
  3. Brasil e mundo. Disponível em <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/62619259/brasil-e-o-quarto-maior-produtor-de-graos-e-o-maior-exportador-de-carne-bovina-do-mundo-diz-estudo> Acessado em 20/04/2022.
  4. Características dos deuses. Disponível em <https://www.helenos.com.br/caracteristicas> Acessado em 20/04/2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 11 =

error: O conteúdo é protegido!

Notice: file_put_contents(): Write of 109868 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 86 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 59046 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 572 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 217 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 38553 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 102283 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 981 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 999 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 1125 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Notice: file_put_contents(): Write of 8132 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172

Fatal error: Uncaught ErrorException: file_put_contents(): Write of 416 bytes failed with errno=122 Disk quota exceeded in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php:172 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler() #1 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php(172): file_put_contents() #2 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(809): LiteSpeed\File::save() #3 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(769): LiteSpeed\Optimize->_build_single_hash_url() #4 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(349): LiteSpeed\Optimize->_src_queue_handler() #5 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #6 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Optimize->finalize() #7 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters() #8 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters() #9 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force() #10 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/functions.php(5373): ob_end_flush() #11 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all() #12 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters() #13 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action() #14 /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-includes/load.php(1260): do_action() #15 [internal function]: shutdown_action_hook() #16 {main} thrown in /home/u360919147/domains/submundoperiferico.com/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/file.cls.php on line 172