O ato simbólico do feitiço ou ritual precisa ser realizado em um estado alterado de consciência para que o praticante consiga visualizar a sua intenção sendo concretizada. Além disso, é preciso que ele se conecte com a energia pessoal e universal (entidade, divindade ou espírito) para auxiliar na concretização do seu objetivo.
Agora que você já entendeu o que é uma intenção eficiente para gerar uma mudança, sabe qual família energética se encaixa no seu objetivo, quais elementos usar, como aproveitar a egrégora do momento e fazer as situações necessárias. O próximo passo é fazer.
O estudo gera o arcabouço e a segurança necessárias para você agir. Não caia na armadilha de que você não leu o suficiente. Só é possível aperfeiçoar o conhecimento com a prática.
O nosso cérebro produz impulsos elétricos para enviar e receber informações para todo o corpo através dos sistemas nervosos centrais e periféricos. Os neurônios são as células responsáveis pela produção desses impulsos elétricos que podem ser medidos pelo exame chamado eletroencefalograma.
No eletroencefalograma a frequência dessas ondas celebrais é medida em hertz, ciclos por segundo e pode variar entre 0,1 e 100 hz. Essa variação ocorre de acordo com as sinapses ou atividades elétricas emitidas pelo cérebro.
Existem cinco diferentes estados de ondas cerebrais:
Gama (acima de 40 hz) – Associada aos insights, estados trancendentais;
Beta (14-40 hz) – Associada ao raciocínio, cognição e atenção;
Alpha (7,5-14 hz) – Associada a criação, relaxamento e meditação;
Theta (4-7,5 hz) – Associada a criação de memória, quando a pessoa está dormindo;
Delta (0,5-4 hz) – Associada com consciência, recuperação ou cura, quando a pessoa está em sono profundo;
A glândula pineal
O ciclo circadiano é um processo de mudanças físicas, mentais e comportamentais que ocorrem ao longo de 24 horas no corpo humano.
Uma dessas mudanças que ocorre ao longo do dia é a produção de melatonina. Ela é um hormônio que tem produção na glândula pineal (ou epífise) estimulada pelo escuro da noite e inibida pela claridade. Processo complementar ocorre com o cortisol, que tem produção nas glândulas suprarenais e é estimulada pela luz do dia.
A glândula pineal tem o tamanho de uma ervilha e fica localizada no centro da cabeça, na direção entre as sombrancelhas. Um corte longitudinal da região onde essa glândula está revela uma forma semelhante ao Olho de Hórus ou Olho de Rá. Essa glândula tem uma sincronia com os olhos e receptores de claridade, o que influencia a produção de melatonina.
Existem indícios de que a produção de melatonina pode influenciar os sonhos, tendo sonhos mais vívidos quem toma suplemento de melatonina.
É provável que a preferência de bruxos em trabalhar em locais pouco iluminados tenha relação com o aumento do estímulo na produção de melatonina, que estimula a entrada em estado alfa.
Estado alterado de consciência (EAC)
É o momento onde a mente consciente está diminuída;
Na perspectiva da medicina, estamos em EAC de forma saudável quando estamos dormindo ou meditando. No entanto, pode ter relação com doenças como o coma, ansiedade ou quando se tem delírios, letargia, catatonia, estupor ou desorientação.
Na perspecitva da magia, o EAC ou transe mágico, gnose, estado alfa, vôo da bruxa ou êxtase pode ser alcançado de diferentes formas voluntárias. Ele é fundamental para entrarmos em contato com divindades, espíritos ou energias que irão nos auxiliar.
O estado de percepção psíquica está entre as ondas cerebrais alpha e theta, sem adormecer. Na alpha você ainda está consciente, pode falar e fazer um ritual, feitiço ou leitura oracular. Já na theta, você está prestes a adormecer.
Se você tem alguma condição clínica ou toma medicamentos psicoativos, avise ao seu terapeuta e psiquiatra de suas práticas religiosas para saber o que pode ou não ser feito.
Segundo a bruxa Laurie Cabot, ao alcançar o EAC, os olhos tendem a girar para cima para ter maior contato com a glândula pineal.
Como atingir o EAC?
No EAC, induzido de maneira voluntária e segura, é possível diminuir a ação da mente consciente e racional para acessar outros planos energéticos. Com isso, podemos fazer viagens astrais, ter clarividências, abertura do terceiro olho e ter sensações diferentes.
Existem inúmeras formas de se atingir o EAC que não envolvem a ingestão de substâncias enteógenas.
Realize-as apenas em ambiente seguro, calmo e se estiver com pessoas de confiança.
Cada uma dessas técnicas exigem estudo, aprofundamento, relaxamento e concentração para serem eficientes.
Podem ser usadas em conjunto ou individualmente.
Aterramento
Método para reforçar a conexão com a terra e o mundo físico.
Assim como acessar o EAC de forma segura é importante, saber retornar ao estado consciente é fundamental para não ficarmos perdidos no mundo espiritual. Existem alguns métodos que podem auxiliar, entre eles:
Segurar um cristal de aterramento ou com energias do chakra básico ou da paletra petra como a ônix, quartzo fumê e hematita.
Colocar os pés firmes no chão e visualizar as energias em excesso saindo através de raízes que vão do seu pé para a terra.
Tocar na terra com as mãos ou pés.
Comer alguma coisa;
Fazer carinho em um gato.
Referências
Caimar, B. A. Frequência das ondas cerebrais: uma perspectiva da neurociência. Revista Científica Cognitionis.
Auryn, M. Bruxa psíquica: um guia metafísico para meditação, magia e manifestação. São Paulo: Editora Nova Senda, 2021.