Gengibre
Introdução
- O gengibre seco, conhecido como Gan-jiang na China, é uma das ervas mais antigas, tendo registros como sendo atribuída ao imperador Shen Nung (cerca 2000 AEC).
- Na Índia, o gengibre é cultivado há mais de 3 mil anos.
- Essa planta é usada há mais de 200 anos na Medicina Tradicional Chinesa, onde é indicada em cerca de metade de todas as prescrições de ervas. Também possui destaque na medicina Ayurveda e Unani-Tibb. Possui grande valor nutricional e medicinal.
- O nome do gênero de plantas onde o gengibre pertence “Zingiber” é derivado do grego “zingiberis”, que em sânscrito é “singabera”, do latim ” zingiber” que significa “forma de chifres” e se refere as raízes com formato semelhante aos chifres de um veado.
- O gengibre foi uma das primeiras especiarias orientais a serem cultivadas pelos europeus, sendo introduzida na Europa pelos romanos que obtiveram de comerciantes árabes.
Gengibre (Zingiber officinale)
- Origem: leste e sul da Ásia.
- Outros nomes: mangarataia, mangaratiá, gengivre, ginger (inglês).
- Composição:É rico em ferro, magnésio, cálcio, vitamina C, flavonóides, compostos fenólicos (gingerdiol, gingerol, gingerdiona e shogaols), sesquiterpenos e paradols. As atividades farmacológicas do gengibre foram atribuídas principalmente aos seus fitocompostos ativos 6-gingerol, 6-shogaol, zingerone além de outros fenólicos e flavonóides.
Usos medicinais
- Possui ação anti-inflamatórias, antiapoptóticas, antitumorais, antipiréticas, antiplaquetárias, antitumorigênicas, anti-hiperglicêmicas, antioxidantes antidiabéticas, anticoagulantes e analgésicas, cardiotônico, citotóxico.
- Atua no tratamento de sintomas como vômitos, sintomas de resfriado, artrite, cãibras, entorses, dores de garganta, reumatismo, dores musculares, dores, vômitos, constipação, indigestão, hipertensão, demência, febre e doenças infecciosas.
Cultivo
- Ciclo de vida: perene;
- Tamanho: 1,5 m;
- Luz: meia sombra:
- Substrato: solo bem drenado (1/3 areia lavada e 2/3 orgânico);
- Água: pouca rega;
- Propagação por semente ou plantando o tubérculo.
- Pode ser plantado diretamente no solo ou em jarros. Se optar por jarros, opte por jarros largos, já que se trata de um tubérculo que cresce horizontalmente.
- Os gengibres já estão prontos para colheita após cerca de 10 a 12 meses do cultivo, quando suas hastes estiverem amareladas. Retire-o da terra com as mãos, corte, tire a quantidade necessária e cultive-o novamente.
Correspondências
- Gênero: Masculino
- Planeta e signo: Marte e Sol
- Elemento: Fogo
- Tarot: Imperador, O Sol
- Tem energias ligadas a prosperidade, amor, sucesso e proteção.
- Assim como a canela e o cravo, tem função de potencializar qualquer feitiço trazendo maior velocidade para suas realizações.
- Ele também pode ser um estimulante para ser consumido antes de rituais.
- Pode ser usado em rituais para aumentar confiança, poder pessoal, iniciativa e determinação.
- Por ser afrodisíaco também pode ser usado na magia sexual e em feitiços de amor e sedução.
- É uma excelente planta para trabalhar o Sagrado Masculino.
Outros usos:
- Um jarro com a planta em natura;
- Defumação com a erva;
- Banho mágico com a erva;
- Vestir a vela com a erva em pó;
- Sachê com a erva para usar como amuleto;
Cozinha mágica
- O gengibre está disponível em três formas, ou seja, gengibre fresco, gengibre em conserva e gengibre seco.
- As folhas de gengibre podem ser usadas para aromatizar alimentos. O óleo de gengibre também é usado como aromatizante de alimentos em refrigerantes, como especiarias em produtos de panificação, em itens de confeitaria, picles, molhos e como conservantes.
- Pode ser usado em chás, bala, sucos, vinhos, sopas, purês e molhos.
- Se for usar em doces, pode ser na forma cristalizada, ralada ou macerado. Pode ser usado em sobremesas a base de leite como arroz doce, flans e pudins.
- Gengibre fatiado com adição de açúcar é usado para fazer chá, fatias de gengibre em conserva (Gari) são frequentemente usadas como condimento no Japão, e gengibre é comumente usado para dar sabor a biscoitos e bolos nos países ocidentais.
- Ele é muito usado em pratos da culinária indiana, chinesa, japonesa e tailandesa.
# As informações aqui não substituem a consulta médica.