Morte

Fotografia Post-Mortem

Introdução

  • A fotografia pós-morte ou fotografia post-mortem é a arte de fotografar os mortos. 
  • Essa prática acontecia na Era Vitoriana. O primeiro registro fotográfico data da primeira metade do século XIX, em 1826. 
  • Ao longo dos anos de 1800, o serviço fotográfico foi muito caro e o processo era lento, já que as câmeras demoravam muito tempo para capturar a imagem, portanto, sendo considerado luxo.
  • Era uma maneira barata que as pessoas que não tinham muitos recursos em imortalizar seus entes queridos mortos, principalmente as crianças.
  • Em 1839 surgiu uma técnica conhecida como daguerreótipo, criada por Louis Daguerre, que socializou em partes a produção de fotos, através de uma técnica mais barata e mais rápida. Entretanto, ainda sim era cara o suficiente para impedir que as pessoas pudessem tirar várias fotografias de si e da família ao longo dos anos, restando apenas a estratégia de guardar dinheiro para que, pelo menos, fosse possível pagar por uma foto de seu familiar após a morte.
  • A taxa de mortalidade infantil era significativamente alta nesse período e as fotografias post-mortem eram geralmente as únicas fotografias que uma criança teria. 
  • Os corpos eram colocados em posição natural como sentado em uma cadeira, sofá, ou no colo de alguém com o rosto tampado. Os olhos das crianças eram abertos para simular que estavam vivas ou eram colocadas em uma cama como se estivessem em sono profundo.
  • As imagens eram vistas com naturalidade no século XIX e carregavam sentimentos de saudade.

Era Vitoriana

  • Na história do Reino Unido, a era vitoriana foi o período do reinado da rainha Vitória (nome completo: Alexandrina Victoria), de junho de 1837 até sua morte em janeiro de 1901. Localiza-se entre o período georgiano e o eduardiano, e a sua segunda metade coincide com o começo da Belle Époque na Europa continental. Alguns estudiosos poderiam estender o início do período à aprovação do Ato de Reforma de 1832, como a marca do verdadeiro início de uma nova era cultural.
  • Foi um longo período de paz e relativa prosperidade para o povo britânico, também conhecido como Pax Britannica, com os lucros adquiridos a partir da expansão e domínio do Império Britânico no exterior, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções. 
  • Tudo isso permitiu que uma grande e instruída classe média se desenvolvesse. Dos grandes nomes do pensamento moderno foram forjados na época: Charles Darwin e Sigmund Freud. Apesar dos seus impulsos de modernização na ciência, no mergulho do indivíduo e na dinâmica econômica, esta Era foi marcada também por rígidos costumes, moralismo social e sexual, fundamentalismo religioso e exploração capitalista.
  • Ao final do século, as políticas do novo imperialismo levaram ao aumento de conflitos coloniais e posteriormente, à Guerra Anglo-Zanzibari e a Guerra dos Bôeres na África. Internamente, a política se tornou cada vez mais liberal, com uma série de mudanças graduais na direção de reformas políticas e ao alargamento dos direitos do voto.
  • Durante a era vitoriana, a população da Inglaterra quase duplicou, passando de 16,8 milhões em 1851 para 30,5 milhões em 1901. A população da Irlanda diminuiu rapidamente, de 8,2 milhões em 1841 para menos de 4,5 milhões em 1901.
  • No início da era vitoriana, a Câmara dos Comuns foi dominada por dois partidos, os whigs e os tories. A partir de 1850, os whigs são chamados de liberais e os tories ficaram conhecidos como conservadores. Ambas as partes foram lideradas por estadistas proeminentes, incluindo lorde Melbourne, Sir Robert Peel, lorde Derby, lorde Palmerston, William Gladstone, Benjamin Disraeli e lorde Salisbury.
  • Em 1901, com a morte da rainha Vitória e a ascensão de Eduardo VII, iniciou-se a era eduardiana.

Exemplos de fotografias post-mortem

Referências

  1. Fotografia pós-morte. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_p%C3%B3s-morte> Acessado em 08/05/2022.
  2. Era Vitoriana. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_vitoriana> Acessado em 08/05/2022.
  3. Fotografias post-mortem. Disponível em <https://www.museudeimagens.com.br/fotografias-post-mortem/> Acessado em 08/05/2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 10 =

error: O conteúdo é protegido!