A minha recomendação de hoje é a mandala lunar. Comecei a fazer uso dessa ferramenta no início de 2021. Ela tem funcionado muito bem para mim. Com ela consigo parar no final do dia e prestar atenção em mim. É um momento de dedicação pessoal e auto cuidado muito gostoso. Estava sentindo muita falta disso em meio a rotina pesada.
Através dela consigo reconhecer padrões fisiológicos que tem relação com as estações e a fase lunar. Com isso, consigo tomar decisões que favorecem o meu corpo. Nem o dia do meu ciclo menstrual que eu estava, eu sabia antes dela. Recomendo para todos que desejam acompanhar sua ciclicidade e conhecer um pouco mais sobre si.
Além disso, como o trabalho com Perséfone fala muito sobre ciclos, foi um adereço enriquecedor na minha prática mágica. Utilizo ela como diário também, registro meus sentimentos, minha produtividade e com isso sei meus momentos de extroversão e de introspecção. Aprendi a respeitar mais a fase que estou passando e a entender os padrões que aparecem ao longo do tempo.
Para as pessoas que menstruam, ela tem um uso a mais. Ela possui um conjunto de textos e gravuras muito educativas sobre o ciclo menstrual e as relações dele com as estações e as fases da lua. É fundamental ter esse conhecimento para complementar o seu autoconhecimento.
O diagrama deve ser preenchido com base no calendálio lunar. A mandala inicia no primeiro dia lua nova e termina no último dia de lua minguante.
Selecione quais temas de estudo que você quer monitorar ao longo do tempo. Cada dia vai ser particionado e cada partição vai se referir a um tema de estudo. Você também pode atribuir uma cor a cada tema para colocar com diferentes intensidades de acordo com a presença dele no seu dia. Uma dica de escolha é seguir as cores e temas dos chakras, é uma boa forma de monitorar diferentes aspectos de você.
Símbolos para os temas. Cada tema pode ter um conjunto de símbolos para situações específicas que se relacionam a ele.
Você pode variar a intensidade da cor de acordo com a intensidade da situação no seu dia.
Diferentes exemplos de como preencher a sua mandala.
Apesar de recomendar a compra da mandala lunar para apoiar esse projeto feito por mulheres criadoras e distribuidoras, eu sei que não é algo possível para todos. Pensando nisso, você pode encontrar os diagramas das mandalas em branco para imprimir. Também é possível encontrar a agenda sendo vendida por outras empresas. Veja o que te chama mais.