Sorita D’Este é bruxa hekatina, escritora de uma grande quantidade de livros sobre Hekate e bruxaria, fundadora do Covenant of Hekate e criadora do Rito dos Fogos Sagrados de Hécate.
Sorita d’Este é uma autora cujos livros exploram mitologia, magia e antigas tradições espirituais. Ela é uma praticante de magia e uma professora de ocultismo que deu palestras e apresentou workshops internacionalmente. Após experiências psíquicas quando criança, vivendo na Cidade do Cabo, África do Sul, ela começou a explorar os ensinamentos esotéricos disponíveis para ela desde então.
Atualmente, ela atua como Portadora das Chaves no Covenant of Hekate, que ela fundou, com outros, novembro de 2010. Como politeísta e devota de Hekate, Sorita guiou muitos em direção a uma compreensão histórica e experiencial da Deusa Hekate. Ela continua a facilitar o Simpósio de Hekate e, com Emily Carding, o Torchlit Path (uma jornada devocional criativa de 9 semanas) e continua envolvida no Rite of Her Sacred Fires, o rito devocional global anual que ela escreveu para Hekate em 2010.
Em 2010 também foi fundado o Santuário de Hécate Soteira, em Glastonbury, que foi um dos primeiros santuários do Covenant of Hekate, hospedando encontros físicos e online facilitados por Sorita d’Este desde então. Possuem reuniões ao longo do ano, em ambientes fechados e ao ar livre. Os encontros são focados na devoção à multiforme Mãe dos Deuses, à Deusa Tríplice das Encruzilhadas, Hécate, dentro de uma prática politeísta, inspirando-se em rituais helênicos, órficos e pagãos contemporâneos. O Santuário está aberto a todos os interessados na Deusa Hekate, e que gostariam de fazer parte de uma cerimônia devocional a Ela.
Sorita viajou por todo o mundo visitando lugares sagrados antigos e modernos, e conhecendo pessoas de uma ampla gama de tradições espirituais. Ela visitou templos antigos e sítios megalíticos em mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo Grécia, Bulgária, Turquia, Malta, Itália, Sicília, França, Portugal, Espanha, Índia, Sri Lanka, África do Sul e Brasil. Ela é fascinada pelas comunidades em prática e crença passadas de geração em geração em todo o mundo, conversão religiosa e a evolução da tradição.
Com Lokabandhu, ela desenvolve o Projeto Pomona desde 2012, quando adquiriu um terreno em Glastonbury, na Inglaterra. No início, foram plantadas principalmente ervas nativas e, em 2013, começaram um pequeno bosque de macieiras para ser um lugar sagrado nas encostas do Tor, que esperavam poder compartilhar com as pessoas no futuro. Essas árvores agora estão produzindo uma abundância de flores e frutas a cada ano, além de muitas outras árvores que plantamos ao longo dos anos. A partir de 2023, estavam trabalhando ativamente, com voluntários e amigos, para transformar esta terra em um futuro jardim florestal, produzindo alimentos para humanos, animais, insetos e a própria terra, bem como fornecendo espaços comunitários para cerimônias e reuniões especiais (multirreligiosas e seculares).
Em 2022, Sorita se tornou a Patrona da Biblioteca de Avalon, Glastonbury, que é provavelmente a biblioteca de empréstimo esotérica mais antiga da Europa, após o falecimento do autor arturiano Geoffrey Ashe MBE, que foi o Patrono da Biblioteca desde sua formação na década de 1970.
Produção literária
O trabalho publicado por Sorita inclui Circle for Hekate, Hekate Liminal Rites, Artemis: Virgin Goddess of the Sun & Moon, Practical Elemental Magick, Visions of the Cailleach, the Cosmic Shekinah e Isles of the Many Gods.
Ela é a diretora da editora esotérica independente Avalonia, que publicou trabalhos de Lesley Jackson, Katie Gerrard, Daniel Harms, Georgi Mishev, David Rankine, Gary St Michael Nottingham, Jan Fries, CA Smith e muitos outros.
Ela permanece ativa em suas página do facebook e instagram.